Image for post
Image for post

“Quero morrer com os olhos abertos, contemplando o teto, seus escudos mágicos, a aristocracia de madeira. (…) Uma questão de horas, mesmo dias, e não sobreviverei. Também eu me seduzo por esta esperança. São sempre aflitivos os exames daqueles homens. Mas, apesar da minha intensa paixão, a morte parece não me desejar. Mais algumas horas, alguns dias, eu sei. Ah, como é difícil aguardar….”.

(“Sala de Armas”, do Livro “A casa da Paixão e Sala de Armas”,de Nelida Piñon, edição Círculo do Livro).

A vida não é tão cartesiana quanto imaginamos. Pensar como Descartes (1596–1650) é enxergar a vida deitado. Dessa forma, se deitarmos em decúbito dorsal ou supina (pessoa que deita com a barriga voltada para cima) veremos apenas o teto quando num quarto. Se deitarmos na rua, num jardim ou no bosque até poderemos ver as estrelas. Isso se não estiver chovendo, nublado ou debaixo de uma árvore, ponte ou marquises de imóveis comerciais. Mas de bruços, se tiveres um travesseiro, você poderá até morder a fronha…. Penso, logo existo…

Bem, para você que optou ou por circunstâncias históricas ou por simples exclusão mora na rua, aprendi, vendo séries em “Streaming”, que Platão escreveu ou disse que as guerras só terminam para quem morre e que existe um mantra budista que afirma que só existem três coisas na vida que não conseguem ficar escondidas durante muito tempo: a lua, o sol e a verdade.

Do politeísmo das antigas civilizações que acreditavam que Zeus ou Thor eram os deuses que explicavam os fenômenos da natureza, como os raios e os trovões, atingimos ao monoteísmo cristão do Deus único.

Albert Einstein, gênio da Teoria da Relatividade, disse uma vez que “a imaginação é mais importante que o conhecimento”.

Não custa nada imaginar e quem sabe sonhar. Ou como poetizou John Lennon, “você pode dizer que sou um sonhador, mas não sou o único”…

Quando conseguires olhar as estrelas, pense nisso!

Ora direis, ouvistes estrelas??? Existo, logo penso!

.

Ator e Jornalista ()

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store