O PIB verde: ‘U.M.A. BRASILEIRA”’

Image for post
Image for post
A Ponte do Futuro!

“Que tipo de mundo queremos deixar a quem vai suceder-nos,

às crianças que estão a crescer?” (160)

[Papa Francisco, “Laudato Si” — a encíclica ecológica — 2015]

O Polo Central Bautista Vidal, da “Universidade do Meio Ambiente Brasileira” — “U.M.A. BRASILEIRA”, será criado em área específica da Amazônia com projetos arquitetônicos de suas sedes e polos regionais realizados por concurso público mundial. A Rede de TV Educativa “UMA INTERNACIONAL” será lançada na mesma ocasião…

Tendo como ponto central a implantação do PIB Verde Nacional, formará inúmeros especialistas em desenvolvimento sustentável e estudos da restauração e preservação da flora e da fauna.

Jovens serão formados em engenheiros ambientais, arquitetos, agrônomos, veterinários, pesquisadores, médicos, jornalistas ambientalistas, nutricionistas, cientistas, economistas, políticos, advogados, artistas folclóricos e gestores do agro-negócio, entre centenas de especialidades, em um centro de estudos e pesquisas científico específico. Até a sede da ONU (Organização das Nações Unidas), quem sabe, no futuro, será transferida para a região amazônica da U.M.A. — que fará com que o vestibular seja o mais concorrido do mundo.

A primeira Universidade do Meio Ambiente do planeta — ”UMA BRASILEIRA”, será gerida pelo estado nacional em parceria com Nações co-irmãs, Organizações Não Governamentais e setores da indústria, empresas com responsabilidade social e da mídia. Uma gestão tripartite, quadripartite ou pentapartite internacionalista e contará com professores-doutores de diversas nações — inclusive brasileiros e latino-americanos indígenas (sic).

Polos Regionais

Dentre as diversas regiões do país que necessitam de um Polo da “UMA BRASILEIRA”, a cidade de Santos, no litoral do Estado de São Paulo, possuí uma extensa área continental preservada. Há muito se discute a implantação de um túnel (ou ponte) ligando Santos a área continental. Entre os prós e os contras existem muitas controvérsias e falta de visão de estadistas com relação ao futuro e as novas gerações. Sabemos do que a especulação imobiliária e a industrialização irresponsável são capazes ao destruir cidades inteiras sem a preocupação ambiental que desde 1972, em Estocolmo, na Suécia, é apontada como a maior questão a ser enfrentada pela humanidade — com milhares de danos ambientais e humanos irreparáveis — em nosso planeta. Ou seja, precisamos inverter a ilógica consumista do capital transnacional tecnológico investidor em um planejamento adequado a uma futura urbanização e ocupação — pois sem isso a modernidade se torna inviável.

Acreditamos que a implantação do Polo Santista Oscar Niemeyer da “UMA BRASILEIRA” é o primeiro passo para a urbanização e ocupação urbanística da Área Continental de Santos, onde se fará estudos específicos de impacto ambiental para um desenvolvimento sustentável. Ao entorno da futura sede do Polo Santista da “UMA BRASILEIRA” serão desenvolvidos planos ambientais com geração de fontes de energias alternativas e renováveis — com preservação e urbanização ecológica e a criação de empregos, de moradias e núcleos de pequenos produtores orgânicos… (…).

(Texto in completo e ‘in acabado’. Psicografia mediúnica cujo manuscrito foi encontrado na Área Continental de Santos. Segundo informações trata-se de um visionário ambiental, idealista e sonhador [com mania de sonhar grande] falecido recentemente de overdose por ingestão acidental de óleo de mamona — que utilizava para fazer massagens nos caiçaras da região. Dizem que suas últimas palavras em pleno delírio falavam sobre responsabilidade ambiental e social, em criar uma nova cidade e um novo modo de vida respeitando-se as leis da natureza — e que foi sepultado ao som de violino do Hino da Internacional Comunista …)

20 de Outubro de 2015

— — — — — — —--

20.05.2019> Desculpem-me, depois da queda do PIB no primeiro trimestre de 2019, tive que publicar esse texto antigo, publicado no Jornal Boqueirão News, em Santos. Túnel ou ponte, não importa: O que queremos para nossos filhos e para as novas gerações? Como resgatar a humanidade, o bem comum?

Obs.: a propósito, para o economista, filósofo e pensador, Eduardo Gianetti, o PIB (Produto Interno Bruto) é um dado econômico que não serve absolutamente para nada. Com mais de 13 milhões de desempregados atualmente no país, não sei qual é o dado correto de nossos economistas tributaristas e desenvolvimentistas. Fiz uma ou duas alterações neste texto de 2015. Continha erros. Mas fica o registro da minha eterna homenagem a Darci Ribeiro e seu tripé: barriga cheia, trabalho e educação…

Eu estava bêbado.

— — — — — — — — -

Uma Brasileira

Os Paralamas do Sucesso

Autores: Herbert Vianna/Carlinhos Brown

Rodas em sol, trovas em dó
Uma brasileira, ô
Uma forma inteira, ô
You, you, you
Nada demais
Nada através
Uma légua e meia, ô
Uma brasa incendeia, ô
You, you, you
Deixa o sal no mar
Deixe tocar aquela canção
One more time
Tatibitate
Trate-me, trate
Como um candeeiro, ô
Somos do interior do milho
E esse ão de são
Hei de cantar naquela canção
One more time

Ator e Jornalista (bit.ly/32zd4SV)

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store