A Luta de Classe

DUDUKA MONTEIRO
2 min readDec 9, 2020

A Luta de Classe

“Era uma eleição pra representante de classe”, disse-me a professora aposentada. “Foram 9 candidatos. Muitos candidatos. E foi uma disputa acirrada, inclusive com acusações entre os eles… Até quem marcaria os votos na lousa era disputado. E, você sabe, representante de classe deve representa-la na Diretoria, inclusive, fazendo uma pequena ata. Um aprendizado para o futuro”, falou… “Após a eleição resolvi contar o número de votos. Tinha mais votos que o número de alunos votantes na classe. Tinham burlado a eleição. É, o poder é cativante. E a disputa começa bem cedo. Pura ilusão”, definiu.

Quando a professora me contou que era uma classe cuja média de idade era de 10 anos, ri de abismado. A conversa começou quando lhe disse que esperava que as novas gerações fossem melhores que os nossos atuais políticos. Disse a professora: “Esquece e não acredite nisso”. E contou a história…

Tentei ‘contrargumentar’ ao perguntar se esse fato aconteceu há muitos anos. “Não, foi no ano passado, quando me aposentei em maio”, arguiu…

Nascidos entre 2004, 2005 e 2006, servem de personagens para um programa humorístico de televisão — quando assistia — em que o ator dizia: “Foca em mim!!!…:.

Delinquentes políticos infantis…

Fiquei imaginando um candidato mirim comprando o voto da amiguinha com um pirulito…

É a geração pós Lula no poder. Geração criada pelo PT.

A política imita a vida ou a vida imita a política?

E a “Lei; da Palmatória” foi criada para proteger nossos futuros políticos…

Cadê a disciplina???

.

06.05.2016

.

Nota de 09.12.2020 — Obs.: Atualmente só é possível filosofar em italiano. Era o que imaginávamos. Segundo Domênico Losurdo, o conceito de Lutas de Classes (no plural), escrito com maestria no Manifesto Comunista, de Karl Marx, é extenso. Não se trata apenas de luta entre proletariado e patrão, pois essa é uma visão distorcida e pequena. A luta de classes é a luta entre os ricos e os pobres; entre a emancipação da mulher e o homem; alunos e professores; o público e o privado; o trabalho e o desemprego; a fome e a gula; entre etnias, entre culturas, entre a informação e a desinformação, a falta de transparência e equidade salarial, a censura econômica e o direito a liberdade de informação e de expressão, enfim, o debate é amplo, e entende-se por classes toda a gama de contradições nas relações sociais humanas, inclusive na qualidade prestada pela mídia e as novas formas de comunicação. A superação é quando nos vemos como iguais, respeitando-nos e permitindo que unidos somos mais fortes. O mundo é um só. O planeta é a nossa casa (oikos). Nele precisamos a viver em comunidade.

Como é bom viver e entender que só a contradição e a dialética infinita faz a superação humana.

--

--